sexta-feira, 14 de maio de 2010

Liderança feminina empresarial

O futuro do mundo passa, igualmente, pelas mulheres e pelos homens. Ninguém poderá afirmar, com rigor científico, qual dos géneros vai ter mais influência e/ou importância, sabendo-se, contudo, que ambos vão ser decisivos para o bem ou para o mal. As instituições públicas e privadas ao não praticarem a discriminação sexista só terão a ganhar, como de resto já afirmaria ROMÃO, (2000:32): “Ao difundir que a sua empresa pratica uma política de igualdade estará a aumentar as possibilidades de atrair uma gama mais vasta de candidatos/as qualificados/as e de conservar o seu pessoal. Tornar-se-á também mais competitiva, porque reduzirá os custos de recrutamento e formação inerentes a uma grande rotação de pessoal.”

5 comentários:

  1. A figura da mulher-empresária não ocupou até aos dias de hoje, um lugar destacado no nosso quadro económico. Na abordagem ao empresariado português, partindo da observação proporcionada pelo Clube de Empresários de Pequenas e Médias Empresas, Maria das Dores Guerreiro diz, num estudo recente, taxativamente:
    “[…] trata-se de um grupo predominantemente do sexo masculino”.
    A intervenção empresarial no feminino que se registou no nosso país esteve sempre ligada a dois estados civis: prioritariamente quando viúvas;
    excepcionalmente como solteiras. As poucas mulheres que actuaram como empresárias
    acarretaram histórias de vida notáveis, que lhe permitiram singrar num mundo que, por
    uma diversidade de razões, não lhes era favorável. Por isso mesmo as destacámos de
    entre um grupo socio-profissional em construção.

    ResponderEliminar
  2. No século XXI não deveria ser necessário haver
    blogues de consciência sobre um assunto que a meu ver está mais que ultrapassado, hà muito que a mulher e o homem são em tudo iguais e necessários ao desenvolvimento e bem estar da sociedade, a participação da mulher como moderadora na sociedade e principalmente na política é sempre um bom contributo.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamento com o artígo,tanto os homens como as mulheres podem liderar qualquer
    tipo de empresa.
    A empresa neste caso deve equilibrar as ofertas de trabalho tanto para homens como para mulheres.

    ResponderEliminar
  4. Com respeito à igualdade entre homens e mulheres seja em que área for ainda existe um longo caminho a percorrer, pois é preciso mais formação e dar mais oportunidades as mulheres.



    Olívia Gonçalves

    ResponderEliminar
  5. A mulher empresária deve ser animada, ou por outras palavras, incentivada, a desenvolver os seus saberes e intuição de uma forma livre e consciente.

    ResponderEliminar